Páginas

sábado, 9 de agosto de 2014

[TOP 10] Momentos clássicos dos quadrinhos, homenageados no cinema


Não tem nada mais prazeroso do que ver aquela cena clássica da sua HQ favorita adaptada com fidelidade na tela grande. Aquele momento icônico, que você leu tantas vezes, sendo reimaginado no cinema, cheio de vida e dramaticidade. Aquela hora em que você deixa cair uma lágrima e diz: "Tá igual o meu gibizinho."


Então, pensando nisso, criei esse Top 10 (quem não gosta de Top 10?) reunindo aquelas que considero as maiores homenagens que o cinema fez aos quadrinhos, reproduzindo de forma quase que idêntica, cenas que se tornaram marcantes para os leitores.


Então, vamos lá.
Começando por:




#10 - Sinestro se torna um Lanterna Amarelo


O filme do Lanterna Verde pode ter muitos defeitos, e ser merecidamente criticado até hoje por tudo que poderia ter sido e não foi. Mas se tem uma coisa que é unanimidade entre os fãs, é o quanto o ator Mark Strong estava perfeitamente caracterizado como o Korugariano Sinestro ( o que chega a ser um desperdício nesse filme).
Na cena pós-créditos ( a melhor parte do longa) Sinestro coloca um anel amarelo e tem uma transformação que lembra muito o momento nos quadrinhos em que ele aparece pela primeira vez com o uniforme amarelo da Tropa Sinestro.





#9 - O Soldado Invernal


Um caso à parte.
Apesar de ter usado a cena do soco no escudo para ilustrar, não é apenas ela o grande atrativo do filme, e sim o fato de todo o arco Soldado Invernal escrito por Ed Brubaker ter sido muito bem adaptado para o cinema pelos irmãos Anthony e Joe Russo, diretores do filme. Todo o clima da HQ está presente, assim como a ambientação, o drama de Steve Rogers ver ser melhor amigo como um assassino que sofreu lavagem cerebral, até a caracterização do Soldado Invernal, que está absurdamente fiel aos quadrinhos.
Um filme para fã nenhum colocar defeito.
Não é a toa, que Capitão América: O Soldado Invernal é tido por muitos como um dos melhores filmes baseados em histórias em quadrinhos.






# 8 - O Surgimento do Homem de Ferro


Em 2005, o roteirista Warren Ellis e o desenhista Adi Granov trouxeram o arco de histórias Extremis para a mensal do Homem de Ferro. Brincando com novos conceitos tecnológicos e dando um upgrade em Tony Stark, Ellis criou uma das histórias mais legais do personagem neste século. Em Extremis, Ellis recriou o momento da origem do Homem de Ferro, acrescentando alguns retcons e tornando-a de uma certa forma mais moderna para um nova geração de leitores. Algo tão bem sucedido que o filme Homem de Ferro (2008) de Jon Favreau aproveitou praticamente toda a sequência da origem contada em Extremis, criando a sua própria atmosfera, mas mantendo a cena visualmente muito semelhante à da HQ.

Até a sensacional cena do lança-chamas foi adaptada.





#7 - Bane QUEBRA o Batman



Quando Bane foi anunciado como vilão em Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012), último filme da trilogia idealizada pelo diretor Christopher Nolan, todos os fãs já começaram a se perguntar: "teremos a cena do Batman sendo quebrado?"
Os trailers e cartazes de divulgação meio que já entregavam um pouco do clima do filme, mostrando imagens como a máscara do Batman quebrada aos pés de Bane e um sensação de queda do herói. A luta dos dois no filme não chegou aos pés da HQ, decepcionando os fãs e fazendo com que a cena em que Bane lesiona a coluna de Bruce Wayne fosse anti-climática e sem o mesmo impacto dos quadrinhos. Mas o importante é que a cena está lá. E só o fato dessa homenagem existir no filme já aquece nossos corações fanboys.





#6 - Mercenário mata Elektra




Injustamente criticado hoje em dia, Demolidor - O Homem sem medo (2003) foi um dos filmes de super-herói que mais fez referência aos quadrinhos. Usando como base muito da famosa fase de Frank Miller, passando pela mais recente (na época) escrita por Kevin Smith, o filme adaptou com perfeição muita coisa dos quadrinhos do herói, tais como a visão de radar (que ficou ótima), a cena do assassinato do pai de Matt (uma adaptação fiel da clássica capa da HQ Homem sem Medo desenhada por John Romita Jr), a luta com o Mercenário dentro da igreja, além do clima religioso que sempre permeou as histórias do personagem.
Mas dentre todas, a cena clássica melhor adaptada (nos mínimos detalhes) foi com certeza quando o Mercenário mata Elektra, a empalando com a sua própria Adaga Sai.
E assim como nos quadrinhos, ela ainda consegue se arrastar até Matt, morrendo em seus braços.






#5 - A morte de Gwen Stacy


Desde que surgiram as primeiras fotos de Emma Stone no set de filmagem usando a mesma saia roxa e sobretudo verde que sua personagem Gwen estava usando quando morreu nos quadrinhos, surgiram as teorias na internet de que a namorada de Peter Parker morreria no filme.
E não é que tiveram coragem de fazer isso mesmo?
Apesar de ser uma adaptação um pouco diferente de como acontece na HQ (no filme ela não cai da ponte por exemplo, além de estar acordada no momento da queda), as principais e cruciais situações estão presentes, como a teia que não chega a tempo, o Duende ser responsável pela queda, e a comovente cena em que Peter pega Gwen nos braços e constata a morte de sua amada.






#4 - Fogos de artifício na explosão do Parlamento



Idealizado pelos irmãos Wachowski, que ficaram famosos pela trilogia Matrix, o filme V de Vingança (2005) adapta a HQ de mesmo nome escrita por Alan Moore e desenhada por David Lloyd em 1982. Apesar de algumas diferenças no roteiro, o filme adapta muito bem o quadrinho, utilizando muitas das cenas e momentos emblemáticos da graphic novel no longa.
O melhor e mais marcante é logo no início tanto de um quanto de outro, quando o personagem V surge pela primeira vez para a jovem Evey, e explode o prédio do Parlamento. E na explosão... fogos de artifício.

Um momento clássico e que é imediatamente lembrado quando se fala em V de Vingança.





#3 - Superman e a capa de Action Comics



Talvez esse na verdade tenha sido o maior problema de Superman Returns (2006). Se preocupar muito em ser uma homenagem, e esquecer de ser um bom filme. O diretor Bryan Singer (X-Men) se dizia fã confesso do Homem de Aço e se dedicou a encher o filme de referências principalmente aos filmes clássicos estrelados por Christopher Reeve. Para uma nova geração acostumada com ação e um ritmo mais acelerado de se fazer cinema de super-herói, o filme não foi atrativo, e ficou no esquecimento. E quando lembrado, é sempre de forma negativa.
Porém gerou essa cena incrível, uma reprodução fiel da capa da revista Action Comics nº 1, primeira aparição do herói que redefiniu (para não dizer criou) todo o gênero.





#2 - "Devolva o meu rosto."




Para mim, Watchmen (2009) é a adaptação de um quadrinho para o cinema mais fiel de todos os tempos. Zack Snyder conseguiu simplesmente pegar a HQ inteira e transformar em um belíssimo filme, com uma fotografia sensacional, trilha sonora impecável e atuações acima da média. Fica até difícil escolher uma cena como referência, sendo que praticamente TODAS foram representações perfeitas de tudo que foi visto na graphic novel escrita por Alan Moore e David Gibbons.

Então, para representar o filme, escolho essa que é o meu momento favorito do longa.





#1 - Homem-Aranha nunca mais



Uma das histórias mais clássicas do personagem, não apenas por ter sido escrita por Stan Lee e desenhada pelo lendário John Romita, mas por tudo que ela representa. Peter Parker percebe que seu alter-ego está lhe trazendo muitos problemas, lhe afastando das pessoas que ama e de tudo que é importante, e decide desistir da carreira de herói. Essa história foi adaptada no filme Homem-Aranha 2 (2004) de Sam Raimi, e confesso que brotou uma lágrima nos meus olhos quando vi a cena do uniforme no lixo adaptada com maestria.

Sempre achei essa história sensacional, porque quando Peter volta a ser o Homem-Aranha no final dela, isso para mim é a reafirmação definitiva de que grandes poderes trazem grandes responsabilidades, e uma confirmação de que Peter Parker vai ter que levar isso para o resto da vida.